E o mais engraçado é que quando resolvo prestar atenção mesmo no caminho de volta pra casa, encontro uma loja de espelhos.
Porque alguém abriria uma loja de espelhos?
Ninguém acorda um dia e pensa “está decidido, vou montar uma loja de espelhos!”.
Ta, se você tem muitos espelhos (coisa que também não vejo muita razão pra se ter a não ser uma coleção, mas se é coleção você não põe eles à venda) talvez você pense em vendê-los, mas abrir uma loja pra isso?
De qualquer forma, ela era muito bonita, tenho de admitir. Tinha todo tipo de espelho. A maioria é antigo, já repararam nisso? Difícil achar um espelho com design todo moderno, bordas metálicas arredondadas ou algo que o valha. Espelhos legais sempre são antigos, da época vitoriana, seja lá o que isso for.
E nenhum deles estava quebrado, apesar de eu achar espelhos quebrados mais legais que inteiros. Não sei direito porque, mas eles são e pronto,
Tinha uma velhinha sentada do lado de um radio velho tocando uma música country qualquer, daqueles que você assovia e lembra de comerciais de cigarro no velho oeste. Ela ficava polindo um espelho velho, com uma moldura oval roxa, e uns anjinhos de asa quebrada em volta.
Acho que se eu saísse quebrando tudo la dentro ela nem ia notar.
Quando me dei conta tinha passado um tempão la dentro, e me senti meio mal de sair sem levar nada. Peguei um espelhinho quadrado com uns besouros simpáticos nas bordas e fui falar com a velha.
De longe vi que ela estava olhando pra mim, sorrindo, e com um livro na mão.
Cheguei la e ela disse “troco esse espelho na sua mão, por esse livro”.
Eu falei que o espelho era ali da loja, e ela disse “por isso mesmo”, e foi me estendendo o livro.
Ai falei que queria pagar, e ela insistia pra que trocasse o próprio espelho por aquele livro.
Peguei a droga do livro e sai, deixando a velha doida polindo o espelho dos besouros.
Depois de pensar um pouco naquilo tudo, peguei o livro e comecei a folhear.
O título era “Como Domesticar Ratos – um breve guia para socializar roedores”.
Porque eu iria querer domesticar um rato?
Tinha coisas como “quando chegar, sempre dê ao seu rato um petisco. Mas NUNCA entregue para ele através das barras da gaiola(ou furos da caixa), isto é a principal causa do rato ficar propenso a dar mordidas, procure sempre abrir a gaiola e entregar na sua mão.”
E várias seções do tipo “Ratos Semi-Socializados” e “Ratos Des-socializados”.
A melhor pergunta que podia fazer depois disso era se meu espelho quadrado com besouros simpáticos seria mais útil que aquele livro.